Website Translation Widget

texto

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Textos


Prazer imenso

Housewives Tarot Deck

Motherpeace Tarot

Halloween Tarot

Paulina Tarot
Tarot de Las Hadas


Hoje durante o café da manhã meu esposo degustando um pão quentinho me perguntou o que pode ser mais prezeiroso do que comer boa comida...
Lhe respondi na hora sem pensar dois segundos: abrir uma caixa dos correios e descobrir nela o tão esperado deck de tarot!
Pode parecer estranho isso, mas para quem visa o Tarot com os mesmos olhos/pensamentos/expectativas que eu, sabe bem a que me refiro, sabe e compreende qual tipo de prazer esse instante proporciona...

Encaro cada deck como um infinito livro de receitas, receitas e segredos de vida, sobre a vida, e o tempero difere conforme o seu idealizador, o ilustrador, a cultura que retrata, o país no qual foi concebido, as tradições/mitologias regionais que cada deck carrega.
É assim um livro aberto constantemente para leituras que se refazem, se corrigem, se mostram diversas e únicas a cada passeio das nossas mãos pelas suas lâminas.
A espera, a expectativa, e o instante supremo de tê-los em mãos, de fitá-los, de apreendê-los é para mim um prazer imenso e inexplicavelmente duradouro...


Sempre grata,



The Wild Green Chagallian Tarot






De passeio no Facebook encontrei uma página portuguesa dedicada ao Tarot.
Por lá havia a indicação deste coloridíssimo deck!
Fui em busca de mais dados sobre ele, no site oficial do mesmo, a autora Penelope Clain,  enfatiza que o pano de fundo é o verde selvagem e as obras do artista plástico Marc Chagallian.
A mim em particular que não conheço as obras do mesmo, lembrou cada lâmina as lindas e coloridas pinturas campesinas colombianas!
Assim como é impossível não remeter-nos ao flolklore mexicano pela alegria das ilustrações, cores empregadas, em fim, é uma festa cada arcano.
O fato de reverenciar a Terra é um ponto a mais dentro da escala dos decks preciosos que artistas de forma autônoma publicam.
O deck além de todos esses atributos é complementado pela embalagem feita à mão pela autora, em bordados verdejantes!

Sempre grata,
Luciana

Egípcio de Kier

Ganhei hoje uma caixa, dentro dela o deck do Tarot Egípcio publicado pela Casa Kier na Argentina.
Este deck ainda que haja no seu nome a palavra Egípcio, não é de origem egípcia, ele foi criado, publicado nos idos anos 70 na Argentina, pela Kier, entretanto se crê foi confeccionado pelo esotérico Iglesias Janeiro na década de 50, usando claro está a mitologia, simbologia e cultura egípcia como eixo.
Então esse deck é muito almejado dentro do universo de taromantes e tarólogos, citei o fato certo dia, e hoje bateu na minha porta envolto em lindo papel de presente! Um amigo em visita a Buenos Aires lembrou e comprou! Quando perguntei o custo, [ao ser avisada do retorno dele à Ilha via cel] soube então que "es un regalo"!!!
As lâmina vêm acompanhadas por um livro escrito pela estudiosa de mitos e lendas egípcias Bibiana Rovira.
O livro devo dizer é excelente. As explicações são abrangentes sem ser enfadonhas e fáceis de apreender e colocar em ação. Mesmo para alguém como eu, que é apenas uma admiradora do mundo egípcio.  
Cada lâmina se apresenta divida em tres segmentos, o superior das deidades, o do meio referente ao mundo terrenal, e o inferior relativo ao mundo instintual, passional.
Há letras em hebraico que suponho se remetem a influencias cabalísticas ou de magia cerimonial, e há também hieróglifos, e cada signo/símbolo é esmiuçado pela autora do livro. De maneira que havendo dedicação e estudo este deck se mostra farto em interpretações e entendimentos, além de expandir os conhecimentos que cabem ao universo que retrata.

Mas, havendo aqui um mas que eu amaria não existisse... As ilustrações neste vieram por demais desfocadas... Dando a impressão de que a vista nós falha ou de que estamos ébrios!




Podem perceber nas fotos acima, há esse efeito "tremido" nas ilustrações, e que comparando o meu deck às imagens vistas do mesmo na net me deixou um bocado desanimada...
Daqui
Há muita diferença na impressão de ambos.
Os motivos dessa discrepância desconheço, mas creio que deveriam zelar mais no estágio da conferência de qualidade total que suponho haja em seu processo de produção. Fiquei preocupada pois pensei em quem aqui no Brasil o adquire lacrado[como o recebi] em livrarias nacionais, o que impede possam recorrer a uma reclamação que de fato surja efeito. Fora deixar o cliente/tarólogo pensando em dúvidas sobre a Kier...
Bem, mas deixando de lado esse detalhe, cabe citar que meu primeiro contato com ele se deu em 2001, em aulas com minha professora de tarot egípcio, e toda a pompa e circunstância que cercavam  o deck incitaram curiosidade e interesse... Na época o meu era o da Editora Pallas. Também belíssimo devo dizer de passagem!
E o que foi mais chamativo no da Kier naquela época era a diferença gritante quanto ao colorido. Pois o da Pallas é em duas cores: preto e dourado fosco.
Então agora é dedicar meu tempo ao seu entendimento e pelo que percebi, o usuário apenas poderá fazer bom uso dele se houver muito estudo!
Grata sempre,
Luciana Onofre
[fotos por Luciana Onofre, excetuando a última]



ps.: Tive mais dois decks egípcios. Um da casa Founier [España] e outro da LoScarabeo; ambos foram morar com a Kytanna. E ambos são belíssimos.



Mãe Paz





[Relembrando o dia em que aqui em casa chegou o livro]



Eis a resenha do livro:

"Há mais de uma década a Mãe Paz tem servido de inspiração e oráculo a mulheres (e homens) em todo o planeta.
O Tarô da Mãe Paz resgata os valores positivos, alentadores e pacifistas da época pré-patriarcal e brilhantemente combina arte, história, mitologia e folklore, psicologia e religiões comparadas dentro de uma perspectiva feminista, espiritualizada e bem-informada.
Vicki Noble nos convida a relembrar nossa antiga herança de paz e a reivindicar o direito a uma vida sem guerras.
O texto, assim como as 78 lâminas de Tarô, abriga uma visão transformativa e esperançosa.
Os mitos, símbolos, conceitos e imagens contidos em Mãe Paz, nos fornecem um sólido embasamento para a compreensão do significado e do poder da Deusa na vida de homens e mulheres contemporâneos".


For over a decade, 'Motherpeace' has been an inspiration and oracle for women all over the world. 'Motherpeace' recovers the positive, nurturing peace-oriented values of prepatriarchal times, and brilliantly combines art, history, mythology, folklore, philosophy, and comparative religion with an informed spiritual and feminist perspective. Vicki Noble challenges us to celebrate our ancient peaceful heritage and to reclaim our right as a people to a life without war. The book is a vision of hope and transformation, made even more powerful by the vibrant pictorial images of the seventy-eight Motherpeace tarot cards. 'Motherpeace' shows how traditional myths and symbols can provide ideas and images for understanding the meaning and power of the Goddess for women and men today.


Vicki Noble
Esta notable artista, escritora y maestra de tarot y yoga ha plasmado aquí los sentimientos y anhelos de paz, justicia e igualdad entre los sexos porque claman las mujeres de la Nueva Era. A través del antiquísimo juego del tarot, Vicki Noble desarrolla las teorías más recientes propugnadas por mujeres como Merlin Stone, Riane Eisler, Ann Forfreedom, Marie-Louise von Franz, etc.
- - - - - - - - - - - - - - -
Madre Paz combina en forma brillante el arte, la historia, la mitología, el folklore, la filosofía, las ciencias, las astrología y las religiones comparadas con una perspectiva espiritual feminista y erudita a fin de recuperar los valores positivos, nutricios y de orientación pacífica de los tiempos pre patriarcales. Vicki Noble nos desafía a aceptar, mejor que ignorar, nuestra antigua y pacífica herencia, y a reclamar nuestro derecho como pueblo a vivir sin guerras. Con esto como objetivo, el libro adopta la forma no de una polémica, sino de una historia de muchas hebras tejidas en torno a la impactante estructura pictórica se sus setenta y ocho imágenes originales del Tarot de la Madre Paz.
"La Diosa está sepultada en las profundidades del inconsciente personal y colectivo", señala Noble. "Cualquier sistema de pensamiento o práctica que apunte a liberar el inconsciente la hará visible finalmente". Haciendo uso de nuestro creciente conocimiento de la antigua decoración de la Diosa y de las técnicas de visualización corporizadas en el Tarot, la autora saca a la luz las dimensiones suprimidas de nuestra herencia religiosa y psicológica en Occidente, mostrando cómo los mitos y símbolos tradicionales pueden entregar ideas e imágenes a las mujeres y hombres actuales para comprender el significado y poder de la Diosa.
Um saber sempre em construção.

 

 

De las Hadas, Das Fadas

fotos: luciana onofre
arcanos menores
Na verdade hoje seria publicado um outro texto, mas achei que cabia falar do deck El Tarot de las Hadas, tendo em vista ele ter sido "sonhado" por uma amiga
E em fim, casou o sonho com o tarot. E principalmente há a sincronia [minha vida é feita disso] de que eu o tenho entre meus decks queridos [o adquirí na Estante Virtual, a um preço ótimo, ainda que a caixinha esteja um tanto machucada o deck ainda estáva no papel celofane lacrado].
A editora LoScarabeo é uma companhia italiana que prima pela qualidade das suas publicações, dos tarots e da escolha que faz dentre o material que seleciona para lançar no mundo editorial. 
Este deck foi lançado em 1997 e ilustrado por Antonio Lupatelli.
O Tarot das Fadas [tarot de las hadas] vem acompanhado de um livreto  explicativo em cinco idiomas, alemão, espanhol, inglês, francês e italiano.
Cada Lâmina nomeada devidamente nessas línguas, seqüenciada em números romanos, e ilustrada  em cores muito vívidas.
A mitologia aqui se remete ao fantástico-maravilhoso do mundo de Fadas, Gnomos e Elfos.
Os 22 arcanos maiores são nomeados de acordo à essa mitologia.
A saber:
El Duendecillo; El Mago; La Sacerdotisa; La Emperatriz; El Emperador; El Papa; El Enamorado; El Carro; La Driádea [gnomo do carvalho]; El Ermitaño; La Oreada [espírito da Fortuna]; La Fuerza; El Colgado; La Muerte; La Sílfide [espírito da Cura]; El Troll [espírito brincalhão maquiavélico] ; La Torre; La Náyade [ espírito noturno de bons augúrios]; La Luna; El Sol; El Juicio; El Globo.
Os Arcanos menores são dividos entre: Corazones [corações]; Campanillas [sinos] ; Bellotas [avelãs] e Hojas [folhas].
As faces dos seres ali representados sempre são simpáticas e empáticas.
A textura das lâminas é suave, e ao mesmo tempo firme, consistente. O encerado de cada uma permite um manuséio fácil e dinâmico.
Antecedendo a explicação para cada Arcano há um lindo texto onde a estória de Fadas e similares é apresentada ao leitor/taromante.
Entendo eu, que o tema eixo para cada Tarot imprime uma dinâmica diversa às leituras, neste por exemplo, o Arcano "O Enforcado", El Colgado  que em particular me incute temor, aqui  se mostra com outra roupagem, e é analisando os pequenos detalhes nele ilustrados, que é possivel dar-lhe um outro entendimento/leitura... E esta particularidade se apresenta em cada uma das 78 lâminas do deck.
Dentre os inúmeros decks que possuem esta temática como pano de fundo, O Tarot das Fadas é muito especial.
Grata sempre,
Luciana Onofre

 

 

 

Oráculos

Quem me conhece um pouquinho sabe da minha paixão, maravilhamento para com miniaturas... Ontem passeando pela Etsy encontrei estas, onde alguns dos Oráculos que já experimentei estão ali representados...
Aqui um armário de Bruxa, se assim quiserem chamá-lo. Reparem nos detalhes, são de tirar o fôlego!




Nesta outra fotografia, o armário de uma cigana...







De tudo um pouco: peças soltas mas que nem por isso perdem o atrativo!






Uma Rainha Cigana! Fiquei boba, completamente boba com ela...



Instrumentos para a Leitura de Mãos:





Cartas ciganas, Tarot, Bola de Cristal, Leitura de Mãos, Tábua Ouija, Folhas de Chá, Pêndulos, Luz de Velas, e claro há mais outros tantos que cada cultura apresenta de maneira única...
Mas estes são os que me são "familiares" e que encontrar em miniaturas tão perfeitas deleita olhos, mente e alma!

Grata sempre,
Luciana


Meus Imperadores



Em base a uma proposta lançada pelo Chá de Tarot da Pietra, eis meus Imperadores...

Nesta sequência aparecem os meus mais antigos Imperadores, o tradicional de Marselha, com suas cores básicas, em posição de descanso, semi-descanso, pois aparenta estar apenas “encostado” no seu trono real. Segurando firmemente seu cetro coroado por uma cruz, o que evidencia seu reinado sobre todas as coisas, incluso a Igreja. Ele olha distante o que ainda está por vir.
Em baixo vem “O Principe” correspondente ao Imperador no Tarô das Ervas (que me foi presenteado pela Kytanna); ele é em si o Abeto. Ao invés de olhar na mesma direção que o de Marselha, este Senhor olha o futuro, com semblante serio usando como coroa folhas de Louro, também presentes em suas vestes. Além do cetro em mãos (na mão esquerda) ele descansa a mão direita sobre a empunhadura da sua espada.
A seguir aparece o Rei Arthur, o Imperador do Tarot Celta, que encara meio que de lado ao oraculista ou ao consulente (?). Seu traje reluz, usa uma armadura medieval pesada, assim como uma coroa prateada com detalhes em veludo rubro... O que indica quiçá, que este Imperador seja duro ao mesmo tempo em que zela pelas emanações do coração...
Ao seu lado, Zeus, em seu trono sentado de frente para o oraculista. Olho no olho. Do Tarot Mitológico. Com vestes púrpura, sentado no topo do mundo, de onde tudo vê e comanda. Em suas mãos o mundo, tal como ele é. E os raios, com o poder de modificar ou destruir de acordo ao Seu desejo.  Sobre seu ombro direito descansa uma ave, uma águia que perscruta o horizonte e transmite ao seu Senhor o que há mundo afora.
Logo acima Dele, temos o Imperador do The Golden Tarot (este novo na minha coleção, presente da minha filha Alícia). O piso indica puro racionalismo, necessidade de ter cada coisa em seu lugar e aos olhos. Sentado com o olhar meio que distante, parece apreciar o que está sob seu domínio lá fora, após as colunas greco-romanas que emolduram uma árvore (penso que seja uma oliveira). Em mãos uma esfera dourada, e um cetro de pequeno porte. O corpo todo coberto pela dura armadura cinza. O que me fez pensar que pela postura, a qual indica certo cansaço, ele está prestes a qualquer momento enfrentar batalhas.

Nesta sequência temos o Imperador do Housewives Tarot, cujo rosto se assemelha muitíssimo ao semblante de Adolf Hitler, e que com um meio sorriso também encara de frente ao oraculista. Seu corpo manifesta mediante a iconografia das latas de alimentos, o sucesso em cada empreendimento grandioso iniciado. Fora ser a lata central se lida detrás para frente uma clara mensagem “eu decido tua rota”. De forma que alimenta seu império e seu poder.  Corado por um chapéu de Mestre Cuca/ Chef de cozinha, mostra com isto a habilidade que possui para lidar com “n” ingredientes que até ele possam ter a sorte de chegar, tornando-os o que ele deseja sejam. Controle total.
El Emperador do Napo Tarot, é para mim sui generis... Pois as cores que emprega em seus trajes lançam uma informação de transmutações, mutações, em vista de ser a cor roxo-púrpura a que isso indica... Dos seus olhos uma luz a modo de lanterna mira seu lado esquerdo, aquele da lógica; em mãos um globo/mundo a altura da sua cabeça, o que indica que este Imperador não se perdeu no Ego que advêm do domínio sobre o mundo. O cetro descansa em sua mão direita e um pouco no seu colo.  Tal vez indicando que não lhe é imperativo proclamar suas ordens e sim fazê-las valer mediante a influência que exerce nos seus súditos, isto eu derivo da presença do elemento Ar em sua coroa, plumas azuis-esmeralda tomam o topo dessa coroa.
Em forma circular o Imperador do Motherpeace Tarot, se apresenta como um Rei de possível origem etrusca, ou minóica, descansado, sem premências, tal vez muito satisfeito com a fartura que sua corte pode desfrutar. Ao fundo alimentos em profusão. Braços cruzados sob o peito parece apenas estar em espera. Quiçá por não ter muito que fazer, por estar inserido numa cultura matríztica.

Aqui, L’Imperatore, do Tarot de las Hadas (LoScarabeo). De maneira displicente, demonstra um ar bonachão, de bom vivant, permeado de fartura material, e proteção do reino animal. Ao mesmo tempo em que sugere estar por demais assoberbado com o tamanho do seu trono/reino, e a disposição da sua pesada coroa, mostra certa displicência/condescendência para com a labor de ser um Imperador.  Um ovo Fabergè aos seus pés sinaliza de forma nítida o potencial que mora em tudo o que pode vir a ser, de acordo ao seu desejo/comando.
The Emperor do Halloween Tarot, transmite solidez, força um tanto rude e bruta, mas força, as paredes e assento de pedra, imprimem também a sensação de permanência, mas também de frieza, de algo duro e difícil de moldar. O vaso com a flor, cultivada no seu cérebro, indica que a mente aqui está distanciada do corpo, das necessidades físico-emocionais. A flor sugere entre tanto, que pode haver ainda um resquício de emoção ali. O gato preto sobre seu ombro esquerdo serve como elo para com o mundo das intuições, dos insights, das mensagens além mundo concreto... Considero esta lâmina  por demais rica em entendimentos e interpretações.
Do Radiant Rider-Waite Tarot, o que opino mais se aproxima do clássico original, se mostra um Imperador distante, solitário, não mais atento a lutas e rixas, mas detendo o poder presentes no cetro dourado e no globo em mãos. Aríetes incrustados em seu trono denunciam que outrora (em vista de parecer já idoso), nada o impediu de conquistar, invadir e ultrapassar qualquer entrave ao seu passo.
Do apaixonante Paulina Tarot (estou em lua-de-mel com ele!) um Imperador Dourado, reluzente e cercado por todos os elementos harmonicamente nos olha, em posição ereta, de pé.  A sua postura transmite leveza, sedução, mas não uma sedução escancarada, e sim aquela que sutilmente nos envolve. Ao seu redor o mundo parece fazer festa em sua presença, parece inclusive que o próprio Sol o coroa... Seus olhos fixos, e diretos dizem “não tema, tudo tenho sob controle, inclusive você”...

Davide Corsi extrai da obra de Brian Stoker,”Drácula”, o Drácula em si como Imperador, no Tarô dos Vampiros... Ser nocturno, soturno, encarnado no cinema pelo carismático Gary Oldman, aparece aqui em sua forma quase-humana, homem jovem, ágil, taciturno e calmo.  Suas mãos descansam placidamente sobre seu cetro. A luz da lamparina indica que não lhe é necessária qualquer luz, pois aprendeu a dominar e comandar mesmo nas mais inusitadas situações, o que o torna quase que onipresente.
Do Revelations Tarot, com seu lado espelho, em imagem fractal, domina uma esfera dourada que pode ser compreendida tanto como o Sol, como o Mundo. A detém sem muito esforço, apenas pousando sua mão direita sobre ela. Sua figura causa a impressão de ser gigantesca, o que lhe insere o valor de domínio alçado à sua quintessência; da sua coroa se desprende um objeto espiralado muito semelhante à cauda de um Pavão Real, isto indica que este Imperador se gaba dos seus feitos, é um Rei necessitado de feitos cantados por outros, e de posses materiais que concretamente digam quão grande é o seu poder.
O Imperador do Tarô Dourado de Boticelli nos proporciona a imagem de um Rei tipicamente medieval/ renascentista, em plena transição, com um olhar muito “blasé” denotando um não esforço - fazer pela conquista do lugar que ocupa. A espada que segura com a mão esquerda, quase resvalando sobre seu próprio pé acusa o perigo que ele mesmo representa para si.  O trono aqui implica uma moldura quase encarcerante, como se este Rei de fato fosse refém do seu destino, um refém sem muita força de vontade. Em suma, para mim, este Imperador carece de qualquer positividade e ação que deve ter e demonstrar um Imperador.
Do Shadowscapes Tarot, surge um Imperador de antiga estirpe, quiçá tão antiga e milenar como possa ser a Terra. Seu corpo se mescla com as raízes das quais ele é moldado, como se fosse uma extensão viva da Mãe Natureza. Por isto passa a ideia de algo perene, sábio, forte e em constante expansão. Da sua coroa em forma de longos chifres, aparece dependurado um pequeno amuleto anciente, uma cruz egípcia, a cruz ansata, aquela que abençoa com a eternidade a quem a detêm ou a quem concedeu longevidade, seja em feitos, em vida humana, ou em extensão de lembranças. Em suas mãos mais do que protegido, permanece o mundo, suspenso, esperando que este Imperador seja eterno, e assim o mantenha em ordem.
O Tarô da Deusa Tríplice oferece um ser assexuado, que apenas pela sua figura quadrada, e pela sua numeração indica ser o Imperador. Aqui permanece de olhos fechados, como se sabedor de que tudo o que o cerca em paz está, por ter ele de forma justa e efetiva, gerido bem seu mundo. Sob a cabeça no lugar de uma coroa, ele sustenta com ambas as mãos uma ânfora. Que, suponho eu, esteja repleta de coisas/feitos/materiais que permitam sua função de Rei.  Aos seus pés um caminho vermelho que remete à sua ancestralidade centrada na mulher, de onde nascem esfuziantes e gigantescas flores, assim como uma profusão de folhagens, denotando a fertilidade do seu solo, e o poder de prover seu povo sempre.
Este garboso Cigano do Tarô da Tribo Cósmica, quiçá não deveria ser elencado como um Imperador, mas a meu ver, ele ao seu modo o é.  Similar a um pirata, ele anuncia movimento, proteção, agilidade, presteza e força. Em atitude de defesa/ataque, empunha sua adaga, e carrega sua capa.  De frente para a vida, ele jamais hesita, e impõe seus planos e traçados onde surge.
No Tarô das Bruxas, da Editora Além da Lenda, o Imperador é um viking. Tendo ao fundo um bosque gélido, com secas ramagens, ele empunha sua espada e seu escudo, dando a impressão de ser um instantâneo dele em plena rixa campal. Mostrando que seja qual for o tempo, a situação, ele nada teme e tudo encara. Sem meios termos ou dubiedades. Batalhando lado a lado com seus súbditos/parceiros, sem privilegiar se do seu status.  Em seu peito uma medalha com um Triskle, remetendo-nos a idéia de um império onde a fêmea deve ser ouvida.
E por ultimo o Imperador do Nei Naiff. Muito semelhante ao do de Marselha, difere daquele pelo tom das cores, muito mais radiantes e vívidas. Pelo fundo ouro que infere à lâmina o signo da riqueza material. De forma despreocupada, mas mantendo uma postura firme e sólida, ele aguarda. E mantém sob seus olhos tudo aquilo que o cerca.
Grata sempre,
Luciana Onofre



Creo en Brujas y que las hay, las hay!

Por falar em nós (as Bruxas) selecionei alguns decks de Oráculos  com o tema Bruxas, Feiticeiras, Streggas, Hechiceras!
Quem pode ficar imune a todas esta Magia? Creio que ninguém...
Da Itália o Abracadabra - Le Streghe Giocano Carte, catalogado como Comic Tarot. Divertido com 22 lâminas, os Arcanos Maiores. Criado por Maria Rita Frazzoni em 2006.
 



Em inglês o Good Witch Bad Witch Cards de Gillian Kemp .
São 53 lâminas belíssimas ilustrando todas as facetas que uma Bruxa possui, inseridas nos seus nichos, casas, bosques, em meio a todo o intrumental que conhecemos tão bem... É de fato apaixonante.
Cada lâmina nomeada em francês. 
parte posterior
Dá água na boca!


Voltando à terra ítala, o deck  Carte della Stregue,  autora Isa Donelli. Lâminas nomeadas em espanhol, citando pedras preciosas, ervas e designações para as Senhoras. Aqui o fazer da Bruxa é mostrado com muitos detalhes, e permite uma leitura inversa.
Coisas que poucas bruxas de fato conhecem são apresentadas de forma muito natural...

É impossível após o contato com este Oráculo não sentir-se tomado por completo pela energia do que é ser Bruxa!


parte posterior

       Grata,
Luciana  


Um Mago com formas de Feiticeira 

 

Daqui




Da ilustradora Katie Rose Pipkin, o Arcano 1, O Mago, que pelos elementos sugere de fato uma magia mais feminina, mais "hechicera"... A figura androgina permite esta leitura mais ampla...

O seu deck está em processo de produção-criação.

Aqui os 43 arcanos por ela já ilustrados.


Grata,
Luciana

The Kitchen Tarot 

 




A artista plástica Susan Shie criou um deck baseado em dois universos: o das colchas de retalhos e o da cozinha.
Hoje os 22 arcanos maiores se encontram à venda, no site da Amazon,  também na Cultura por encomenda!

Segundo ela mesma, vai adiantado o processo de criação dos restantes 56 arcanos, os menores. 
Os elementos selecionados para ilustrar cada arcano são interessantes pela leitura que ela lhe imprime, por exemplo: o bule é a Alta Sacerdotisa, cercada por 12 mãozinhas onde cada uma representa as lunações do ano. E a mensagem dela é "Relaxe e canalize sua intuição"; O Hierofante surge como um belo livro de receitas! Dizendo: "aprenda com o mestre e depois com sua experiência". 








E assim vão se sucedendo os arcanos contendo elementos do cotidiano em nossas cozinhas... O que me faz pensar que Bruxas de Cozinha com este deck iriam se sentir bem "temperadas"...

Pelas cores, pela criatividade, processo de fabricação, incita uma leitura bem orgânica, bem intimista, suponho que ter a oportunidade de usá-lo em leituras à luz de velas, numa mesa qualquer de cozinha deva ser uma experiência multi-sensorial única.

Grata,


Luciana



Halloween Tarot















Acabou de chegar e estou babando!!!
Cores vibrantes, tema bem bruxesco e logo bateu de cara aquela energia do "vou te dizer muitas coisas, sou daquele género que irá falar tudo..."!


Aqui os arcanos menores surgem sob o epíteto de Pumpkins (pentâculos), Ghosts (copas); Bats (espadas), Imps (paus).


Publicado pela U.S. Games, e ilustrado por Kipling West.


12 cm. de altura e 7 de largura, em papel cartão, não possui o encerado típico dos demais, o que me causou certo receio, pois pretendo manipulá-lo bastante...


Então eis a boa nova desta quarta para mim!






Grata,


Luciana

Um dia para o Tarot

Free image from Dreamstime
Há um movimento o Tarot Day, já praticado em vários lugares, desde o ano de 2003.
Tarólogos, estudiosos, simpatizantes escolheram esse dia para dedicar atividades, ações, eventos ao Tarot.
O que você pensa sobre isto? Você participaria de um dia assim? Já acontece no Brasil?
O Tarot Day de 2011 já foi planejado, é claro que os eventos podem ter um quê de muito local, mas imagino eu, que no caso de ter-mos aqui no Brasil um Dia do Tarô, a diversidade deve dar seu toque ao Dia.
A proposta dos idealizadores como meio de inserção de quem desejar participar do Tarot Day é:
Você também pode participar da experiência do dia Mundial do Tarot (25 de Maio), selecionando uma lâmina no próprio dia, para responder à pergunta "qual é o espírito do Tarot para o próximo ano?" do seu deck favorito, e enviar um e-mail para worldtarotday@tarotprofessionals.com   Você também receberá um certificado da sua participação nesse dia!
Para quem se interessar em interagir com os organizadores aqui  a página no Facebook.
Que tal um Dia do Tarô para todos nós?
Grata,


Tarot & Crianças

Meus filhos nasceram e estão crescendo em contato com oráculos, especificamente o Tarot e o Baralho Cigano... 

Ano passado pensando nisso comprei o deck El Tarot de las Hadas de LoScarabeo para Alícia, e claro eu fiquei encantada com cada uma das ilustrações.








Leia mais clikando aqui:




El Tarot de las Hadas



Este mês foi Andrés Felipe quem demonstrou muito interesse em  possuir um Tarot, por indicação de Pietra conheci este: o Whimsical Tarot.








Cada arcano ilustrado de forma leve, sugerindo seus significados dentro do universo infantil, do faz-de-conta.

No mesmo site achei o Adorables Les Tarot, que é apaixonante!



Ele se manifesta mediante instantâneos do cotidiano infantil, o que ao meu ver, assim como o Whimsical aproxima a criança ao Oráculo. 

Muito mais do que outros decks com temas infantis, (Hello Kitty, Gummi Bear, Uranawu Asobu, Halloween Tarot,  Alleged Tarot, entre outros) consegue dar a entender e internalizar cada Arcano, seja Maior ou Menor.

É lógico que o significado de cada um e a forma como a criança vai entendê-lo depende de quem os instrui sobre o uso do Tarot. 
Porque penso não há necessidade de por vez primeira, lhes repassar todo o peso de cada lâmina.
Com tudo é impossível falar sobre o arcano Morte sem falar em Morte, ou no arcano 15 sem ter que esmiuçar o que vem a ser o Diabo (principalmente quando no universo da criança, ele não existe dessa forma)....

Sobre o  Baralho Cigano, há muitos no mercado, cada um com um desing diferente, uns densos e crús, outros leves e coloridos, e são esses os que privilegio para as crianças.
Ambos tem seu baralho, e cartas como as Perdas ou A Morte nesses baralhos são ilustrados com imagens menos cruéis e duras, mas mantendo o seu significado, significância.
Aqui alguns decks citados:
Magikal Forest

Halloween Tarot

Alleged Tarot

Gummi Bear

Eis minhas dicas sobre Crianças e Tarot.



Grata sempre,


Luciana

 

Luciana: Quem fala com você?

Quem fala comigo...? ...?
São tantos meios oraculares já saboreados.
Desde os 8-9 anos “leio” cartas, com essa idade ganhei um mini jogo de cartas simples, usadas em jogos como o pôquer... 
Ninguém sentou e me disse “olha é assim e assim”, eu via minha mãe ler com suas cartas, uma leitura seria, longa, sem aquele aparato todo que se emprega “impressionável”, apenas ela, as cartas e a outra pessoa.
Eu me vi fazendo o mesmo, e lia coisinhas do universo de menina escolar, levei algumas vezes minhas cartas para a escola (escola de freiras franciscanas), de fato nunca fui comunicada em casa de que aquilo lá, de ler cartas ofendia a minha religião daquele então, a católica.
Lia nos intervalos, “los recreos”, para uma pequena platéia maravilhada.
Acho que ainda aqui no Brasil, eu vi esse “mazo” de cartas, hoje se perdeu o que lamento mesmo, pois quem sabe...
Na adolescência conheci a tabua Ouija, coisa que nunca foi encarada/apresentada como “brincadeira”, nunca.
Sempre foi um portal de comunicação entre eu, minha mãe, algumas outras pessoas e o outro lado.
Quando era realizada essa comunicação? Quando sentíamos, que alguém do lado de lá precisava dizer algo.
E é até hoje um sistema oracular por mim apreciado, levado muito a serio, digno e respeitável. Quiçá por tudo isso, jamais espírito brincalhão algum, nos visitou com objetivos escusos.
E sempre, sempre os fatos relatados se mostraram reais, aconteceram e se deram.
Antes de conhecer meu esposo na Faculdade de Economia, sentimos certa tarde uma necessidade muito forte de TER que acessar os mortos, eu senti, minha mãe, e nossa amiga Bette, creio que até minha irmã (que nunca foi amiga da Ouija) sentiu.
Então sentamos quase às 18 horas, e quando percebemos eram quase 10 PM; nessa tarde eu soube nome, endereço completo, dele... Soube quantos irmãos tinha, soube que pertencia a uma família muito possessiva... Assim como as demais pessoas ali sentadas, souberam coisas pertinentes a cada uma.
Quando ele entrou em minha vida, entrou sabendo que a tábua Ouija era parte do cotidiano da família. E assim passou a ser do dele também.
O Tarot aconteceu na minha idade de jovem adulta em 1990; uma amiga da família muito querida (a mesma Bette), o apresentou... E nunca mais me entendi sem ele perto de mim.
Engraçado que dentre os Oráculos que me cercaram de pequena a leitura das cinzas dos cigarros, não teve acolhida em mim. 
Era outra sessão de leituras do devir, que eu presenciei milhares de vezes. Até hoje minha mãe vez por outra as repete. E devo dizer, tanto com as cartas, como com as cinzas, ela impressiona...
Surtos, (como assim os denomino) de “algo falando por mim” aconteceram algumas vezes, no entanto sempre os presságios advindos dessas falas, foram lúgubres, anunciando sempre acidentes quase fatais e mortes, que lamentavelmente aconteceram...
Hoje em dia eu sou por completo uma Taróloga. Os universos das Taromancia e da Tarologia me absorvem de uma forma sadia, leve, séria, profunda... Como pode ser leve e profunda? Pode ser.
Por que me deixa leve, me torna um ser melhor, me completa, me dá plenitude, e por tudo isso, afeta profundamente minha vida e a dos meus.
Sou fascinada por decks de Tarot. E alimento bem essa minha fascinação. Garimpo sobre, pesquiso, admiro, adquiro... E passo horas tarde da noite “acarinhando” essas crias/achadas.
Os decks com tema sobre o Feminino Sagrado me falam do autoconhecimento, me levam rumo a águas profundas que ecoam minha sensibilidade, meus medos, meus desejos, minha espiritualidade.  O Motherpeace, os Oráculos das Deusas, O Goddess Guidance, O Tarot da Deusa Tríplice falam comigo. Serenamente, com vozes claras, nítidas e ágeis.
Eu privilegio decks que sejam vibrantes, em cores e temas. Não sou clássica. Sou mais feliz com decks que fogem do padrão.
Tal vez por isso o Housewives Tarot (introduzido em minha vida pela Pietra) seja meu xodó... Aquele que quase todos os dias, seja apenas para contemplar eu tenho que tocar.
O Napo Tarot fala de costumes do povo autóctone latino-americano hispano, é eu sou muito, muito ligada a essas raízes. 
O “Tarot de las Hadas” do LoScarabeo foi um linda surpresa. O comprei para minha filha, e não saiu mais dos meus pertences.
E são tantos outros, que ao longo de mais ou menos 15 anos vieram morar comigo...
O Lenormand alemão, o Tarô da Tribo Cósmica... Estes são impossíveis de separar da imagem Luciana/Taróloga.
Então tudo isto fala comigo...

 

Mulheres e Tarot

Nesta página um apanhado, uma lista "linha-do-tempo" relacionando o Tarot e o feminino, começando na década de 60 e indo até os anos 2000.


Imperdível ao meu ver.


Grata,


 

Revelations Tarot

Para quem o mundo dos decks de tarot é um parque de diversões (lembro de uma das minhas amigas sempre dizer isto quanto ao Tarot), aqui minha última descoberta-achado: Revelations Tarot.


(Tudo a ver com o bate-papo que rola hoje sobre leitura "inversa" no Chá de Tarot) ;)



A proposta do autor, Zach Wong, é permitir que cada lâmina ilustre as suas duas facetas, que em cada uma o tarólogo, fã, leitor, possa acessar o lado oposto em significância do arcano ilustrado.
As ilustrações são lindas, simulando vitrais coloridos, com seu "espelho" aos pés.
Essa imagem espelho é por demais interessante e esclarecedora, tanto para quem é craque na leitura do tarô como para quem deseja adentrar nos seus meandros...











É publicado pela Llewellyn e ainda não sei se a livraria Cultura o vende, ou o encomenda... Sim, está à venda na Cultura por encomenda, período de espera por ele, de 6 semanas.  Mas certamente, é um dos possíveis a serem adquiridos por mim ;)



Grata,




 

Um pouco de oráculos...


Não apenas o Tarot capta minha atenção, mas também outras formas oraculares... 

Confesso que um oráculo que não consegui ainda adentrar são as Runas, tenho uma linda sacolinha com elas, mas não sei bem as razões, até hoje não aconteceu ainda.

Aqui apresento alguns oráculos descobertos na net e outros por mim já testados.




Um conjunto de lâminas para consulta pessoal ou não, em estilo Art Nouveu, lindo, com legendas que auxiliam a interpretação, e por não ser um Tarot permite que o oraculista use seus insigths e imaginação, é o Madame Endora Fortune Tellers.

Claro que os símbolos por serem universais possuem uma base única.
Eu gostei. Pode ser que o adquira ainda este ano.

O Gypsy Oracle Cards, conjunto de lâminas, além de belo e vintage (eu adoro), é confeccionado pela LoScarabeo, que ao meu ver pode ser considerada uma das melhores casas produtoras de decks de tarot e oráculos.
Há no Brasil um deck semelhante, não na iconografia ou design, mas quanto ao conceito: o baralho da vovó cigana, da ed. Pallas.
No entanto este ao meu ver é mais ligado às raízes universais da cultura cigana.



Falando no Baralho da Vovó Cigana, eis uma análise curta: ele pode ser bem simples de ser empregado mesmo por quem jamais usou um sistema de previsão, pois as lâminas, devido à sua profusão, se tornam fáceis de interpretar. No entanto deixa a desejar quanto ao design, às imagens, mas claro isto é minha opinião, logo devem haver pessoas que apreciam a arte gráfica dele.

Da mesma editora, a Pallas, tenho o Tarot Mágico das Bruxas, que não se encaixa no conceito de tarot, e sim atende ao de cartas oraculares. Elas são interessantes por representar quase todos os implementos e utensílios usados por nós, bruxas. Além de trazer o livro de acompanhamento, com muitas explicações pertinentes sobre as imagens retratadas.





A ed. Pensamento também oferece alguns bastante atraentes como o Oráculo das Deusas, o Tarô da Deusa Tríplice, ambos pertinentes a uma leitura pessoal, de introspecção ou de meditação grupal. O primeiro congrega as deidades femininas mas expressivas de diversas culturas. O segundo é de verás uma jornada belíssima rumo ao auto-conhecimento e equilibração interior.



Um aparte aqui para algo que me é muito querido: decks com a temática sobre Halloween!



O último não se encontra mais em edição, logo para compra apenas em sites de leilão, ou no Amazon como usado.



Grata sempre,

Luciana



Tarot e Troca 

 

Via Mystic Shop
http://www.mysticfamiliar.com/


Sabe quando você possui um deck ou livro sobre Tarot que não casou completamente com você?
Já deve ter acontecido algo assim certamente. E nem sempre temos alguém com quem trocar o nosso material...
Pensando nisso criei o Tarot e Troca no Facebook. Com o objetivo de facilitar o encontro entre aspirantes à trocas de decks e livros.
Os convido a nos visitar e quem sabe boas dinâmicas poderão nascer por lá?
Estando no Face que tal dar um pulo no Chá de Tarot da Pietra?  Diariamente são propostas atividades muito incitantes! Reflexões sagazes quanto ao mundo dor arcanos, você não pode perder!
Eis meu convite!



The Alice Tarot





Este é um deck sui generis, por ser mais uma confecção artística dos idealizadores do renomado Bohemian Gothic Tarot.

Especial para mim por ter como tema de fundo o conto Alice no País das Maravilhas.

Seu lançamento ocorrerá  ainda em 2010, em edição limitada... Espero em breve possuir ambos, pois sou fã da arte gráfica do Baba Studio, pelo seu realismo e toque soturno.

Grata,

Luciana


Goddess Guidance Oracle Cards

Vale um post pela sua beleza, colorido e inspiração.


Publicado pela Hay House,  e idealizado pela terapeuta e doutora em psicologia Doreen Virtue.
É formado por 44 lâminas cada uma ilustrada por Deusas oriundas de diversas culturas e etnias. São lâminas de bom tamanho, o que permite que sejam bem manipuladas e que o usuário possa criar um elo com o Arcano em questão.
A beleza deste deck é culminada pelo dourado de cada carta, é banhado a ouro nas laterais... O que o torna muito atraente visualmente, casando bem com a delicadeza das imagens.

No Brasil a livraria Cultura o oferece via encomenda, que demora entre 4 a 6 semanas após a solicitação, em chegar em casa.
O meu foi um presente (sim eu sou mulher de sorte! tenho o "ganhador" aberto!).



laterais douradas


verso
panorâmica





decks, caixas firmes e bonitas


Uma amiga querida, do coração, Mellina, ligada como eu ao universo dos decks e das Deusas, o trouxe em Agosto, da Inglaterra... Além dele um outro, o "The Wisdom Avalon Oracle Cards" que segue lado a lado em questão de beleza com este. (Vale outro post).


Neste conjunto de 44 cartas você aprenderá como são deusas de diversas culturas  e como elas podem ajudá-lo. Cada carta oferece uma mensagem específica sobre como você pode melhorar sua vida, saúde, relacionamentos, finanças, carreira e caminho espiritual. O lindo trabalho artístico em cada carta retrata por exemplo a Kuan Yin, Laksmi, Brigit, Isis e Athena, bem como deusas do Celtas, Maia, Egípcias, Gregas, tibetana, budistas e de outras tradições. O guia que o acompanha  ajudará a realizar leituras precisas para si mesmo, seus entes queridos e seus clientes. Se você é um iniciante ou um profissional experiente, você descobrirá que trabalhar com as deusas traz Magia Divina em sua vida.

Do verso da caixa. 


A consulta dele a diário é tranqüila, no sentido de passar certezas e elucidar situações que nem sempre vemos claramente.

Grata,




Oráculo das Bruxas 

 



O Tarot das Bruxas, que acompanhado de um livrinho proporciona dados interessantes sobre o mundo que nós cerca, sobre ervas, artefactos.
Por suas cores me seduziu, no entanto creio que é confeccionado para uma leitura pessoal, auto-analítica.
As lâminas são largas e altas.
Entre tanto é complexo como oráculo para terceiros.
A editora Pallas o publica.
Luciana Onofre




Dos meus


Começo aqui uma série de postagens sobre meus decks.
Fotos da Prata da Casa, decks que possuo.
Este em particular é o meu preferido, aquele que me fala sempre tudo, não apenas coisas do cotidiano (que seria em tese o seu objetivo), mas tudo, incluindo alma.
O Tarô da Tribo Côsmica idealizado por Katja Bastos apareceu em minha vida em 2004, ao realizar um curso de Baralho Cigano (eu queria oficializar meus conhecimentos sobre ele) com minha amiga do coração Ana Paula Spindolla. Ali ademais de aprender muito com ela, criei amizades unicas, como a dela, e a da minha querida Osanir, umbandista, amiga, protetora.
Este deck é vendido apenas pela sua criadora no Rio de Janeiro.
Já é o segundo que possuo, pois o primeiro de tanto uso, foi sumindo nas areias do tempo...
São as 36 lâminas convencionais dos seus similares, o baralho Lenormand e outros baralhos ciganos que circulam hoje.
Mas as suas ilustrações são pura arte!
As cores também primam por lhe proporcionar um dinamismo ímpar, além de mesmo aqueles arcanos "pesados" como os das Perdas, as Armadilhas, o Arco-Íris (a serpente) aparecerem leves, visualmente, aos olhos do oraculista.
Sempre tenho muito o que agradecer a ele. E a Sarah Kali.
Luciana Onofre


Napo Tarot



Este singular deck foi idealizado por uma mulher dedicada ao estudo dos mitos latino-americanos, astrologia e taromancia, Betty Lopez, e editado pela U.S. Games Sistems.

Em cada lâmina surgem personagens e simbologias presentes em várias lendas, mitos e contos autôctones da América do Sul.

Os desenhos realizados por Napo, artista plástico também argentino, são alegres, coloridos, dinâmicos, incitantes.

Os conceitos então de ambos, unificados nestas lâminas, fazem com que nós, os hispano-americanos realizemos uma volta às nossas raízes… Com nostalgia e resgate daquelas estórias que escutávamos na infância, para quem como eu, moradora de outras terras, resulta um presente tê-lo!

Este lindo deck, vêm acompanhado de um livreto, que não apenas expõe as clássicas explicações pertinentes ao tarot clássico, mas insere ou anexa as informações daquelas alegorias, permeadas pelo fantástico-maravilhoso.

Ganhei de presente, do meu amado, e em fim, estou muito feliz mesmo!

Nesta Lua Cheia ele fará parte dos meus ritos.

Mas tenho desde já a certeza de que minha conexão com ele, está firmada e que dele advirão mil leituras iluminadas.

Luciana Onofre




ORÁCULOS E PRECONCEITOS


Dentro do universo da magia é quase impossível excluir os oráculos dele, ainda que hoje muitos de nós - oraculistas - façamos uso de recursos de apóio como a psicologia, a antropologia, o simbolismo, as terapias holísticas -, é permeado por um manto de misticismo que lhe prove de magia...
Alguns o encaram como ciência outros como magia, como ato sagrado da manifestação de um dom divino e superior... Mas seja qual for à abordagem que o oraculista lhe dê a sua atividade, o mundo exterior nos encara com receio e curiosidade.
São séculos de pressão castradora contra as artes divinatórias pelo perigo que representam como meios de poder usar o livre arbítrio ao acessá-los e saber algo mais do que o futuro pode nos oferecer, daí o medo das crenças por geral patriarcais contra nossa prática e contra nós como seres que servimos de pontes para esse contato e saber.
Tristemente seja em áreas urbanas pequenas ou grandes somos vistos como indivíduos dos quais se deve desconfiar, pois carregamos além dessa castração secular de cunho religioso, o preconceito advindo das práticas ilícitas que alguns oraculistas fazem uso para captar clientes e retê-los...
Se além de oraculistas somos bruxos e pagãos aumenta a descrença e medo de conhecer-nos e ouvir-nos, pois podemos ser seres perigosos e maléficos!
Sem desmerecer outras vertentes que usam oráculos como meio de encontro com o divino ou como profissão, há de fato muitas pessoas que após um curso de fim de semana se consideram Tarólogos (no caso específico do Tarô) e outras que nunca estudaram ou leram sobre a Taromancia, mas que se denominam "cartomantes" e vendem sua leitura a preços populares, mas que oferecem após "essa" leitura, muitas vezes nefasta, "trabalhos" caríssimos e infindáveis...
 Os que somos brux@s, oraculistas sérios, mantemos uma luta diária contra esses estigmas socioculturais e de ignorância.
Mas entre tanto, podemos afirmar que pessoas que publicamente nos condenam ou alegam ser descrentes quanto aos oráculos, chegam às nossas mesas com a mesma ansiedade de outros.
E para aqueles que de fato dominam as artes divinatórias trabalhar com essa área é um prazer infinito, sem ele ficamos pela metade, partidos, como indivíduos que sabem que guardam dados, mas não podem empregá-los.
Os oráculos nos acompanham desde que o ser humano se viu como ser individuo, diferenciado do mundo animal que o cercava, quando começou a buscar sinais de aprovação ou negação nas manifestações da natureza e os entendia como comunicação direta das divindades as quais temia mais reverenciava.
Mesmo os mais radicais e ortodoxos mantêm dentro de si uma leitura pessoal sobre os augúrios que lhe esperam e sobre o que esperar do que ainda há de vivenciar.
A todos aqueles que comigo compartilham a sorte de ser oraculistas e se realizam como profissionais nessa área o desejo de que encontremos um dia a solução para esses preconceitos e que nossa caminhada seja próspera e longa!

Luciana Onofre


Customizar




Um presente do meu ponto de vista: achar as lâminas do Tarot Vanchetta, para customizar!
Este deck foi publicado por vez primeira no ano de 1893, na Itália, por Giovanni Vanchetta (18963-1940).
Todas as lâminas em preto e branco.
Agora ao nosso dispor as mesmas com riqueza de imagens, detalhes e significâncias...
Colorir, customizar é a pauta!
Ele foi impresso pela LoScarabeo em cores. Então quem quiser conferir e quiçá se inspirar quanto a tons e matizes pode apreciá-lo por lá.
Encontrei dois espaços que veiculam o deck para impressão, um o ofereçe em PDF, é o Scribd, o outro em HTML:  Nightmare-Factory.



Grata

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...