segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cartas Kipper



Em mãos e em mente, as Cartas Kipper, adquiridas com a querida e doce Socorro van Aerts do site De Keizerin Boutique.

Pelo seu estilo vintage me chamou a atenção, lá no site e decidi que seria meu presente de fim de ano, ao saber que Socorro vinha visitar a Terra Brasilis logo lhe pedi a gentileza de trazer e comprei!

Ao passear pelas imagens é impossível não associá-las ao Lenormand, há uma notada influência dele, assim como é nítida a "pegada" do cotidiano alemão de finais do século 19... O que leva a estudar tanto a imagética como a simbologia, por exemplo, é sabido que a Mamãe Ganso é importante na cultura das estórias infantis na região, assim tentar descobrir o que ela [seus contos] doa de si na Carta 18 se torna natural. 


Charles Perrault tomou a personagem das histórias alemãs. A popularizou e quiçá por isso o popular a entenda como com raízes francesas. Mas pensando no contexto histórico e social e dos por quês vieram a ser as fábulas, entender essa carta desapropriando-a da visão infantil da mesma é essencial. Afinal nos séculos 15, 16, 17 se fez necessário "jogar ao mundo" a prole mais velha para que aprendesse a cuidar sozinha de si e assim sobrassem pratos à mesa, para aqueles menores que ficavam em casa, sob a tutela familiar. 


 Claro está que não é aplicável esta associação a todas as cartas do Kipper, mas sim em algumas é preciso garimpar o que há por detrás da imagem, sua história, sua origem, da sua mítica.

O que se sabe da sua origem é que foi ideada por Sussane Kipper entre 1850 e 1860. Faz-se complicado aceder ao material sobre o deck por ser ele alemão, e assim as barreiras linguísticas adquirem uma imensa proporção. Confesso que fiquei apreensiva logo que abri a caixa, mas não foram em vão as aulas de alemão na escola em que cursei parte do meu segundo grau. Me arrisquei numa primeira leitura [tendo como ouvinte ao meu esposo], e depois ao transcrever minha “tradução livre” e ao confirmar no tradutor alguns termos fiquei satisfeita, creio que pode não ser uma versão primorosa, mas sim útil.

O deck é formado por 36 lâminas, mais o manual explicativo também em formato de cartas. De tamanho pequeno à moda dos Lenormands mais tradicionais, com 6 x 8,5 cm de diâmetro.

Eis as cartas:

Cartas 1 e 2 "Pessoa principal" ("Hauptperson") O consulente, A consulente. 











Carta 3 "Casamento" ("Ehestandskarte") Relações a dois, associações, parcerias, que podem ser em todas as esferas. Sugere também a necessidade de unir forças, criar alianças. Encontros a dois ao acaso.





Carta 4 "Reuniões" ("Zusammenkunft"). Conexões a serem estabelecidas em momentos coletivos, ou a dois; fala de entrar em contato ou comunicar algo; as reuniões assim como a Carta 3 podem ocorrer em todas as esferas. Vida social. Namoro. Cortejar.





Carta 5  "O Bom Cavalheiro" ("Guter Herr") Um homem mais velho que a/o consulente, geralmente de boa índole, boa reputação, já estabelecido financeiramente,  dotado de sabedoria, sapiência. Pode representar também uma pessoa com autoridade, com comando. 





Carta 6 "A Boa Senhora" ("Gute Dame") Uma mulher mais velha, com o mesmo perfil da Carta 5. Com forte personalidade, influente.  Representa conforme o jogo uma sogra, uma professora, uma mulher sábia. Mulher morena. Pensativa, analítica.



Todas as imagens: Luciana Onofre/2012
Continue lendo clikando aqui


Carta 7 "Notícia Agradável" ("Gute Nachricht") Boas novas, notícias anunciando períodos positivos. Fala de qualquer contato escrito, seja carta convencional, ou correio eletrônico. Comunicações chegando. Pode aludir também a informações em jornais, livros, editais, concursos anunciados.






Carta 8 "Pessoa Falsa" ("Pessoa Falsche") Pessoa desonesta, falsa, dúbia, mulher sonsa, geralmente rival ou inimiga declarada mas que traveste sua personalidade com a imagem da cordialidade. Pode denotar também a incapacidade do consulente em ver as coisas tal como são, em crer na realidade. Fala também de pessoas que evitam encarar aos outros claramente, que escamoteiam a verdade. Alguém que freqüenta nossa casa.







Carta 9 "Mudanças" ("Eine Veränderung") Ad literis se refere a mudar de residência, de local de vida. A carruagem indica movimento, deslocamentos, necessidade de ir e vir; pode também anunciar visitas chegando, ou ter que partir e visitar outros, seja para resolver questões ou apenas um ir. Dependendo das cartas que a cercam indica um novo começo em novo endereço. 







Carta 10 "Uma Viagem" ("Eine Reise") Uma viagem confirmada; ir sem olhar para atrás; necessidade de partir; necessidade de percorrer alguma trilha na vida, mas com passo rápido, eis a presença da carruagem.  Representa locomoção artificial, carros, veículos. Dentro de um contexto pode indicar uma fuga. Ter que sair da cena rumo ao desconhecido [vide a floresta fechada que espera].







Carta 11 "Ganhar muito dinheiro/ Lucros" ("Viel Geld gewinnen") Abundância, papeis que devem ser bem guardados, pois representam os bens imóveis ou pertences do consulente. Dinheiro certo e líquido. Enriquecimento que pode não ser claramente justificado, considerando que há na imagem rolos bem fechados de papeis arquivados e um móvel que tudo pode ocultar. Manter dinheiro na reserva.







Carta 12 "Moça Rica" ("Reiches Mädchen") Juventude e riqueza, moça fina e requintada, acostumada à boa vida; pode indicar origens nobres, família rica. Indica tempo de altos gastos, de luxos, de possível exuberância. 







Carta 13 "Homem Rico" ("Reicher guter Herr") Homem ambicioso; com dinheiro sempre ao alcance; homem desejoso de subir na vida, que para isso pode às vezes esbanjar dinheiro; pode também representar um cliente rico. Se pegarmos ao pé da letra o título desta carta poderemos dizer que é certeza o encontro com um “bom” partido.








Carta 14 "Notícia Triste" ("Traurige Nachricht") Notícias ruins chegando e confirmadas; momento de tristeza com sentimento de perda e melancolia; desilusão; lágrimas, depressão; solidão. Perda de fé no devir.






Carta 15 "Sucesso no Amor" ("Guter Ausgang in der Liebe") Amor permeado pela lealdade; realização de uma amor real e digno; amizade que pode derivar em um amor; relação a dois em pleno enlevo; emoções e decisões sendo tomadas sob a orientação de sentimentos leais e puros.







Carta 16 "Seus pensamentos, a mente" ("Gedanken") pensamentos fixos [com risco de que se tornem obsessões, isso depende das cartas próximas]; a mente em funcionamento a todo vapor; pensamentos incessantes; necessidade de focar o assunto para encontrar uma solução ou resolução de forma racional. Memórias ou lembranças tomando conta da pessoa; atos bem pensados. Ou paralização por tanto pensar.






Carta 17 "Receber um presente" ("Geschenk bekommen") Surpresas; alegrias vindas dos filhos; crianças proporcionando momentos de descontração, de ludicidade; literalmente presentes por receber, o que leva a pensar em momentos de celebração, festas, comemorações pessoais; fazer as pazes com alguém e agradar com algum mimo.





Carta 18 "Uma Criança Pequena" ("Ein tipo kleines") Criança pequena; ou necessidade de aprender a cuidar de filhos [vide os contos da Mamãe Ganso); novos começos; ego; coisas ainda em fase de começos, de inicios; infantilidades; infância; aprender a lidar com crianças. Tal vez trabalhar no cuidado de crianças.





Carta 19  "Morte" ("Ein Todesfall") Perdas; finalizações; necessidade de enterrar o passado; uma morte em exato; luto; cemitérios; magia negra para ocasionar perdas ou mortes; fim de um ciclo ou processo; post-mortem; vida além túmulo.





Carta 20 "House" ("Haus") A casa física; o entorno de aonde se vive; construção de moradia; segurança advinda da estabilidade familiar; assuntos de médio e longo prazo; relações familiares; compra de bem imóvel.






Carta 21 "Sala de Estar" ("Wohnzimmer") Vida íntima; privacidade; curtir a intimidade; estabilidade e apreciação do bem-estar físico, da estética apurada, da elegância; casa com beleza e conforto conforme o gosto do dono.







Carta 22 " Militar" ("Militärperson") Homem de armas; vida militar; presença de homem da lei; homem autoritário afeito a ordens, sistemáticas, vida dura. Qualquer profissão aonde a farda esteja presente. Pessoa muito disciplinada e exigente. 







Carta 23 "Tribunal" ("Gericht") Questões jurídicas; tabeliões; audiência e julgamentos.  Resultados de processos. Construções públicas ligadas a essa área. Processos criminais.






Carta 24 "Roubo" ("Diebstahl ") Furto; invasão da casa por ladrão ou roubo por pessoa que possui acesso a ela; perda de algo; coisas sumindo. Notar falta de algo ou alguém.







Carta 25 "Honrarias" ("Zu hohen Ehren kommen") Aprovação em concursos, em exames; reconhecimento de terceiros por mérito; sucesso profissional; imagem em alta em meio social ou coletivo; circular nas altas rodas; reputação em alta.







Carta 26 "Sorte (" Großes Glück ") Sucesso e fartura; boa sorte com bênçãos superiores; sentir-se nas nuvens devido ao sucesso e a prosperidade adquiridas; recompensa pelo esforço empenhado. Esta carta resta peso às cartas negativas que a cercam. SORTE.







Carta 27 "Dinheiro inesperado" ("Unverhofftes Geld") Virada da sorte, sucesso inesperado; lucros; prêmios ou gratificações; dinheiro para todas as despesas; dinheiro sempre à mão, ao alcance. Poder satisfazer suas necessidades e desejos no dia a dia.







Carta 28 "Expectativas" ("Erwartung") Esperas; criar expectativas sobre algo. Esperar algo de alguém ou de uma situação. Expectativa esperançosa; esperar tendo paciência. Saber esperar. Pode indicar atraso em algo que se aguarda. Fazer previsões.







Carta 29 "Cárcere ou Prisão" ("Gefängnis") Literalmente prisões físicas; sentir-se preso a algo ou alguém; ter ausência de liberdade; falta de vontade própria; locais proibidos ou mal vistos. Conforme às cartas que a cercam pode significar um hospital psiquiátrico ou permanência em algum lugar contra sua vontade.







Carta 30 "Juízes / Advogados" ("Gerichtsperson") Assessoria jurídica, ou necessidade dela; necessidade de orientação profissional em diversas áreas; audiências; ditames; negociação; separação litigiosa; necessidade de ajuda psicológica; escritório, leis.






Carta 31 "Doença curta" ("Kurze Krankheit") Ficar acamado por curto período de tempo; ter que cuidar de alguém doente; mal-estar passageiro; necessidade de dar um tempo e curar-se.







Carta 32 "Tristeza e tribulações" ("Kummer und Widerwärtigkeiten") Ser atormentado por pensamentos cruéis, dolorosos, pesarosos, insistentes. Perda da paz interior. Problemas que tiram o sossego, a paz. Insônia devido a problemas. Nervosismo real. Medos, pesadelos, temores, pavores. Autojulgamento negativo constante. Perda do equilíbrio pessoal. Agitação incessante.







Carta 33 "Pensamentos Obscuros" ("Trübe Gedanken") Sentimento de completa impotência, de derrota. Pensamentos sombrios, suicidas. Não saber o que fazer perante um problema ou encarar a vida como um problema insuperável. Falta de foco. Incapacidade de ver as coisas com clareza.






Carta 34 "Trabalho" ("Arbeit, Beschäftigung") Trabalho ou ofício. Criar algo, produzir algo; trabalhar com esforço; trabalhos físicos, que envolvam atividades físicas para que se obtenham resultados. Inicios.






Carta 35 "Um Longo Caminho" ("Ein langer Weg") Um longo percurso por caminhar. Uma longa jornada se aproxima. Necessidade de persistência ante o que vêm pela frente. Fala de caminhos, estradas, e pode assim indicar uma viagem a local não muito distante. 






Carta 36 "Esperança, água" ("Hoffnung, Großes Wasser") Assuntos no exterior; comercio exterior; contato intercultural. Intercâmbios. Vida espiritual. Segurança emocional. Fluidez. Realizações concretizadas. Coisas relativas ao mar e as águas. Também significando alcoolismo, ou uso de medicamentos.






É quase impossível deixar de aplicar a leitura completa que faço com o Lenormand. Assim o uso das 36 cartas no ‘Jogo Completo’ é também possível com o Kipper, tanto como as ‘mandalas’ para perguntas diretas.
Os significados de cada carta em português são resultado de uma tradução livre minha do encarte explicativo que acompanha as cartas, assim como da minha observação após longas horas analisando cada lâmina.

Luciana Onofre


 Todas as imagens: Luciana Onofre/2012

3 comentários:

  1. Excelente trabalho, Lu.
    Repare que esse baralho é uma soma do Lenormand ao Sibilla, com escolhas bem específicas.
    É uma pena, por outro lado, não saber-se ainda se possuem referências nos naipes.
    Obrigado por compartilhar a tradução!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. nossa, simplesmente amei esse baralho! vontade de usar por aqui hehehe :)

    ResponderExcluir

impressões de leitura

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...